terça-feira, 21 de abril de 2009

Pirâmide alimentar - Importância do equilíbrio.

Pirâmide dos Alimentos

Para sabermos duma forma simples, quais os alimentos que devem entrar na nossa alimentação diária e em que proporção para que aquela seja equilibrada e nos dê os elementos necessários à máxima saúde, a Roda dos Alimentos dá uma preciosa ajuda.

Esta figura ensina-nos que devemos comer em maior quantidade, os alimentos dos grupos I, IV e V. Devemos ainda, dentro de cada grupo, ser variados. Mesmo num tratamento para emagrecer, esta regra deve manter-se.

Leite e derivados ricos em cálcio (leites, iogurte, queijos, requeijão)

Os alimentos deste grupo são também ricos em proteínas, indispensáveis para a formação e reparação do nosso organismo. Pela sua riqueza em gordura devem preferir-se as variedades magras num tratamento para emagrecer.

Carnes e derivados, pescado (peixes, marisco) e ovos

São alimentos ricos em proteínas e também vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, fósforo e iodo). A quantidade de gordura varia com o tipo de alimento, recomenda-se retirar as peles das aves e a gordura aparente das carnes antes de cozinhar, diminuindo deste modo, a ingestão calórica.

Óleos e gorduras alimentares (óleos, azeite, manteiga, margarinas, banha e natas)

São o grupo mais pequeno da Roda dos Alimentos, portanto devem entrar muito modestamente na nossa alimentação. São grandes fornecedores de energia e vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Pela sua carga calórica são para consumir duma forma reduzida e seleccionada num tratamento para emagrecer.

Cereais e derivados (trigo, milho, arroz, farinha, massas, pão), leguminosas secas (feijão, grão, fava, lentilhas) e tubérculos (batata)

Estes alimentos são bons fornecedores de hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras. A maior parte da energia diária deve vir deste tipo de alimentos. Pela sua riqueza em fibras e por serem praticamente nulos em gordura, estão indicados no tratamento para emagrecer.

Produtos hortícolas (nabiças, couves, grelos, espinafres, feijão-verde, ervilhas e favas frescas, cenoura, tomate, cebola) e fruta (maçã, pêra e cereja)

São alimentos riquíssimos em vitaminas e minerais e devem ser consumidos em abundância. São, com algumas excepções (azeitonas, abacate, amendoim, noz, pinhão, pistácio, avelã, amêndoa) pobres de gordura e ricos em fibras, o que os torna altamente vantajosos no tratamento para emagrecer.

Doces

Estes alimentos não fazem parte da Roda dos Alimentos e se entram na rotina do nosso dia-a-dia contribuem para aumentar muito o valor calórico da refeição. Como agravante, são muitas vezes constituídos também por gordura o que os torna ainda mais calóricos. Por estas razões estão desaconselhados.

Bebidas :

Água - deve ser ingerida em quantidades superiores a 1,5l diárias de modo ao nosso organismo se manter em equilíbrio. Pode ser consumida às refeições.

Refrigerantes e sumos - é imprescindível a leitura do rótulo para saber o que contêm; só as quantidades de açúcar e calorias elevadas as desaconselha no tratamento para emagrecer.

Bebidas alcoólicas - 1g de álcool fornece 7 calorias. Uma garrafa de 375 ml de vinho maduro de 12,5º fornece 260 calorias. As bebidas destiladas (whisky, aguardente, licor,…) contêm muito mais álcool e portanto são mais calóricas. Por estas razões, a ingestão destes tipos de bebidas está desaconselhada.

Refeições pré-preparadas e outros alimentos processados - Devem rejeitar-se as refeições em cujo rótulo os primeiros ingredientes sejam gorduras, óleos, margarinas, manteiga, o que quer dizer que a refeição que vai ser cozinhada é rica neste elemento e muito calórica por esta via.

OBS: AVALIAR BEM, ANTES DE COMPRAR, O CONTEÚDO CALÓRICO DO ALIMENTO EMBALADO OU DA REFEIÇÃO PRÉ-PREPARADA

(Fonte:Laboratório ROCHE)

Palavra-chave para busca: alimentação pirâmide.

Disponível em: http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude/nutricao/piramide.htm

Um comentário:

  1. Hoje sabemos que os carbohidratos são os grandes vilões em nossa alimentação. No entanto, a maior parte dos alimentos industriais são formados por estes nutrientes. Coloca-los na base de nossa alimentação parece-me uma propaganda enganosa, não?
    Existe ou existiu um curso aqui no CEDERJ sobre alimentação e grande parte destes enganos eram colocados e discutidos.
    O que voces acham??

    ResponderExcluir