quinta-feira, 30 de abril de 2009

Corpo humano integrado

Cada um de nós vive, pensa, sonha dentro de um complexo e maravilhoso corpo humano. Muito do fascínio do corpo humano está na interação e integração de suas partes, pois são interdependentes para funcionar e sobreviver. Este corpo envolve uma série de sistemas integrados. Cada sistema desempenha um papel principal. Os sistemas são compostos de órgãos, que são formados por tecidos, que se compõem de células, que constroem o corpo humano. Elas são dinâmicas, crescem continuamente, se especializam, funcionam, se reabastecem aos bilhões a cada segundo, morrem e renascem.É preciso cuidar do corpo para manter-se saudável e evitar doenças. A educação é fundamental para a saúde e a prevenção de doenças. A dieta, por exemplo, pode ser demasiada e levar à obesidade ou , se não for equilibrada, levar à má nutrição, atingindo particularmente as crianças que ainda estão em desenvolvimento.Este blog vai tratar de algumas destas questões.

Para aprofundar-se no tema vale a pena consultar:

1- Google Acadêmico - "culto ao corpo" - Acessei o livro Culto ao corpo e sociedade:mídia,estilos de vida e cultura de consumo, de Ana Lúcia de Castro, em http://books.google.com, que possibilita a busca de livros e este é muito interessante para este tema;
2- Domínio Público - "saúde física e mental" - Encontrei uma dissertação de mestrado muito interessante com o tema "Adolescer saudável na ótica de adolescentes, de Adelita Campos Araújo, em www.dominiopublico.gov.br, que tem muitas teses e dissertações para acessarmos;
3- Scielo Brasil - Através do Google pesquisei corpo+Scielo Brasil e encontrei um artigo da Revista de Saúde Coletiva, que fala do corpo como fato social, da cultura carioca e da beleza, em http://scielo.br , que tem vários materiais científicos interessantes na área de saúde e outras.


A partir da dissertação de mestrado “Adolescer saudável na ótica de adolescentes”, de Adelita Campos Araújo ( 2008), temos questionamentos sobre as ações programáticas e dos profissionais de saúde e de educação voltadas para o adolescer saudável e a concepção dos próprios adolescentes acerca do que seja adolescer saudável. Como objetivo este estudo busca compreender a percepção de adolescentes acerca do processo de adolescer saudável; realiza um estudo qualitativo e exploratório; utilizando entrevistas semi-estruturadas com adolescentes; de ambos sexos; de uma escola pública da cidade de Pelotas-RS. A partir da análise temática dos dados; foram construídas três categorias: a) Modos de viver um adolescer saudável; em que é apontada a importância de uma alimentação e hidratação adequadas; de cuidados com a higiene e aparência pessoal; de dispor de condições apropriadas de moradia e saneamento básico; além de usufruir de um período de repouso; b) Relacionamentos e interações no adolescer saudável; em que; além do bom relacionamento com as/os outras/os; para um adolescer saudável; se sobressaíram alguns riscos sociais que fazem parte do viver da/o adolescente; como o uso de drogas; o consumo de álcool e fumo e a violência familiar; c) Da adolescência para o mundo adulto; em que a adolescência é reconhecida como um período que exige; também; maturidade; responsabilidade; autonomia; respeito aos limites; por parte das/os adolescentes; o que as/os torna mais valorizadas/os no seu meio de convívio. Atividades relacionadas ao lazer podem cooperar na socialização da/o adolescente; além de favorecer sua saúde física e mental. Dentre as dificuldades vividas pelas/os adolescentes; a separação dos pais foi caracterizada como um momento de sofrimento; solidão e mudanças no modo de ser. A concepção de adolescer saudável dá-se a partir da visão subjetiva de cada adolescente; para com o seu modo de viver diferentes situações. Evidencia-se um conceito ampliado de adolescer saudável; não apenas como a ausência de doenças; porém considerando fatores importantes como elementos físicos; sociais; culturais e econômicos.


Na Revista de Saúde Coletiva, vol.14, nº 2, Rio de Janeiro, Jul/Dez. 2004, em resenhas e críticas bibliográficas, Sonia Maria Giacomini em O corpo como cultura e a cultura do corpo: uma explosão de significados analisa o livro de GOLDENBERG, Mirian et al. (Org.). Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. 411 p.
Esta coletânea de artigos mostra a natureza antropológica do corpo visto como inesgotável fonte de símbolos, que é simultaneamente um patrimônio — provavelmente o primeiro e mais imediatamente sensível de cada ser humano —, mas também fator de produção e expressão de sentido. Os contrastes e diferenciações, como o que opõe o nu e o vestido, não somente se atualizam nas representações do corpo, mas também incidem sobre ele, replicando formas de distinção e/ou oposição postuladas entre natureza e cultura.
Os diferentes artigos apresentam uma visão do corpo "como um fato social", isto é, como "uma construção cultural e não algo 'natural'" (p. 10). Apresentam também algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao lugar específico que é conferido ao corpo na análise da cultura, que é tratado de diversas maneiras nos vários artigos.
Outra variação de enfoque pode ser constatada na atenção à caracterização do que seria uma "cultura carioca". O corpo carioca provoca uma variedade de significados, que revelam as especificidades da cultura da cidade.


No artigo de Ana Lúcia de Castro Imagens do corpo e cultura de consumo , a autora afirma que uma das modalidades de consumo que mais cresce atualmente está relacionada ao culto ao corpo. A indústria "Diet", a dos cosméticos e outros setores econômicos ligados ao tema da construção da aparência: moda, serviços de beleza, cirurgias plásticas e academias de ginástica são alguns exemplos.
A exposição do corpo e a preocupação com sua forma e apresentação intensificaram-se no século XX. O cinema, a televisão e a publicidade contribuíram para isso. A atual busca de cultuar e modelar o próprio corpo é caracterizada por diversas técnicas corporais legitimadas por nossa sociedade e está localizada dentro de um movimento social mais amplo, que vem se acentuando no contexto contemporâneo, no qual a técnica vem representando o principal artifício de controle da natureza e o consumo o espaço privilegiado de constituição de vínculos de identidade e de sociabilidade.

Um comentário:

  1. CORPO HUMANO INTEGRADO. Que mensagem ele traz ao trabalhar de forma integrada proporcionando o maravilhoso trabalho de vida constante para o seu dono principal que Eu mesmo. Observe com atenção o escrito.

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